Pesquise na internet:

Pesquisa personalizada

Quem somos nós:

Minha foto
Fortaleza, Ceará, Brazil
Escola de Ensino Fundamental, mantida pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará, com endereço à Rua São Raimundo, 199, N.Sra. das Graças - CEP: 60311-030 // Núcleo Gestor - Diretora: Ceiça Alexandre // Coordenadora Escolar: Stela Maria Regadas Barros // Secretária: Juliana de Jesus Jerônimo Lima // Laboratório de Informática: Euvaldo Martins Filho

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Pirambu - o nosso bairro

O Bairro Pirambu está localizado na área litorânea da zona oeste da cidade de Fortaleza - Ceará. A praia é sua maior extensão limítrofe. Alguns mapas, quando referem-se ao bairro, abrangem áreas que se localizam além dos limites configurados pela Prefeitura de Fortaleza, incorporando os bairros do Pirambu e Cristo Redentor, além de uma parte de outro bairro chamado Barra do Ceará. Isto ocorre porque esta área, no passado, era denominada de Grande Pirambu.

Geografia

Sua população é de aproximadamente 400 mil habitantes, que se dividem nos bairros que compõem o Pirambu: Tirol, Nossa Senhora das Graças, Cristo Redentor e Quatro Varas. Após a divisão do Grande Pirambu em bairros, o Pirambu, atualmente, é denominado Bairro Nossa Senhora das Graças pela prefeitura de Fortaleza.

  • Área - O Grande Pirambu, o qual é formado pelos bairros Barra do Ceará, Pirambu e Cristo Redentor, abrange uma área de 586,1 km2.
  • Demografia - O Pirambu é o bairro que apresenta maior densidade populacional do Brasil, com mais 40 mil habitantes por km2.
  • Limites - Ao norte pelo oceano Atlântico, ao sul, pela avenida Presidente Castello Branco (Leste-Oeste), ao leste pela rua Jacinto de Matos (Parque da Costa Oeste) e ao oeste pela avenida Pasteur.

História

Um dos primeiros momentos da História do Ceará, no qual o Pirambu é citado, é a seca de 1932, quando neste local foi instalado um dos Campos de Concentração no Ceará. O Campo do Pirambu ou Campo do Urubu, como ficou este conhecido.

O Pirambu já foi divulgado na mídia como um grande favela que ocupava todo o litoral oeste de Fortaleza. Este cenário começou a mudar a partir dos anos 1960, quando os moradores contam com o apoio do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e da Igreja Católica junto à imprensa Jornalística. A Igreja desempenhou papel fundamental, com a criação do Plano de Recuperação do Pirambu em maio de 1960. A principal figura da igreja foi o Padre Hélio Campos, que contribuiu para chamar a atenção da Administração pública pelas emissoras de rádio e jornais para atender a demanda dos moradores do Bairro. Com a ajuda do Padre Hélio Campos, ocorreu no dia 01 de Janeiro de 1962, a Marcha do Pirambu, cujo o objetivo foi reivindicar a desapropriação das terras obtidas com o Decreto Lei nº1058 de 25 de maio de 1962. Esta passeata reuniu 20 mil pessoas no seu percurso até o centro da cidade.

Após a Marcha do Pirambu, o Bairro contou com o apoio de políticos influentes, como o então Ministro de Viação e Obras Públicas do governo de João Goulart, senhor Virgílio Távora. Neste momento, as terras passaram a pertencer à União. Esta instância concedeu à igreja a responsabilidade de administrá-las. Não suportando as ações impostas pela Congregação, os moradores entraram em conflito com esta. Na tentativa de apaziguar e desarticular o movimento, o Padre Hélio Campos foi transferido para o Maranhão, e o Grande Pirambu foi dividido com a construção de duas paróquias, originando dois bairros com seus respectivos nomes, a paróquia da Nossa Senhora das Graças e a do Cristo Redentor. Esta divisão também promoveu a origem de líderes comunitários que formaram várias associações na luta pela melhoria do Pirambu.

Em 1975 foi construída a avenida Presidente Humberto de Alencar Castello Branco (Leste-Oeste), com o objetivo de ligar a zona industrial na Barra do Ceará à zona portuária do Mucuripe. A partir deste momento, o Pirambu recebe nova delimitação, passando a ser dividido pela avenida Leste-Oeste. Deste modo, Pirambu é somente a parte do lado do mar, enquanto que os moradores do lado oposto tentam se distanciar da imagem ruim associada ao lado do litoral. Neste momento ocorre a transformação da praia da Leste-Oeste em local de lazer popular.

Esporte e cultura


Time amador de futebol de praia na praia Leste-Oeste

Há vários projetos sociais ligados ao bairro, dentre estes, existem escolinhas de futebol de salão, onde os treinos ocorrem, principalmente, no parque da Costa-Oeste. O Pirambu também contempla vários times de futebol amador, tanto futebol de campo como de praia.

O principal ponto para práticas esportivas é o parque da Costa Oeste, o qual abrange duas quadras para futebol de salão e um campo.

No Pirambu encontra-se o Centro Cultural Chico da Silva, onde organizam-se encontros, eventos, cursos de dança, música, teatro, folclore, lazer, reciclagem com arte, embalagem e o cursinho alternativo.

Pirambu no mundo

Em uma história em quadrinhos da Marvel Comics publicada em 2006, o personagem do X-men chamado Wolverine passa suas férias em Fortaleza, mais precisamente, no bairro Pirambu. Apesar de não identificar em qual período histórico se passa a trama, os elementos culturais dão pistas de que tenha sido na de década de 1950, quando o Pirambu já era uma grande área de retirantes de secas, tendo sido alvo prioritário do recrutamento de mão-de-obra barata para trabalhos em condições desumanas em várias regiões do Brasil. No enredo, ele se depara com a vida dura dos meninos de rua.

Personagem importante

  • O pintor Chico da Silva




Tela do Pintor Chico da Silva


Fonte: Wik
ipédia, a enciclopédia livre.


Curiosidades:

Campos de Concentração no Ceará

´Do ponto de vista oficial, os campos aparecem como medida de assistência aos flagelados que não tinham trabalho nas frentes de serviço´, diz a autora. Mas a realidade, segundo ela, era outra. ´Os famintos eram atraídos com a promessa de comida, assistência médica e segurança. Lá não encontravam a estrutura prometida e não podiam sair do campo, sendo mantidos presos. Tudo para evitar que Fortaleza fosse invadida por famintos´, comenta Rios.

A capital foi a única cidade a receber dois ´currais´, um no Otávio Bonfim e outro no Pirambu, este conhecido como Campo do Urubu. O maior campo do Estado estava instalado em Buriti, distrito do Crato. ´Pelos registros oficiais, passaram por lá 65 mil pessoas em 1932´, informa. Ela diz que alguns campos, projetados para receber duas mil pessoas, chegavam a manter até 18 mil flagelados de uma só vez. A fome e a insalubridade dos campos levaram, inevitavelmente, a milhares de mortes. ´Os livros de óbitos das igrejas mostram que 90% das mortes registradas naquele período aconteciam nos campos de concentração.´

No ´curral´ de Ipu, segundo Rios, a média era de sete a oito mortes por dia. Depois de 1932, a experiência dos campos foi abandonada no Ceará. ´Houve muita polêmica em torno desta experiência. Também tinha o estigma dos campos de concentração nazistas. Por isso, nos anos 40, 50 e 60, o governo adotou outra prática, criando abrigos que foram batizados de albergues, onde os flagelados tinham mais apoio e liberdade.´

fonte: ´Campos de concentração no Ceará´ (Edição Outras Histórias / Museu do Ceará, 2000, 120 páginas, R$ 6,00), de Kênia Rios

Significado da palavra Pirambu


Pirambu, em tupi-guarani, quer dizer peixe-roncador, daqui vem nome deste bairro, o qual foi dado devido ao peixe Sargo-de-beiço, também conhecido como Pirambu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo.
Seu comentário é de grande valia para nós, mas não se esqueça de colocar seu nome, série, turma, professor(a), escola, etc, etc e etc.